Rochas: Arquivos que relatam a história da Terra
Postado por Pedro Mota.
(Calçada do Gigante - Irlanda do Norte)

As rochas são peças de extrema importância que relatam a história do nosso planeta Terra. Planeta este que é caracterizado pelo seu grande dinamismo, outro factor que o torna tão especial.

Embora expostas aos agentes erosivos, as rochas são muitas vezes a chave que nos ajuda a estudar melhor a Terra ao seu nível geológico.
As rochas dividem-se em três grupos: Rochas Sedimentares, Rochas Magmáticas e Rochas Metamórficas.

(Argila - Rocha Sedimentar)

As primeiras formam-se a partir de rochas pré-existentes, por um processo complexo que é realizado em várias fases: meteorização, erosão, transporte, deposição e por fim a diagénese. As rochas sedimentares são as mais abundantes no nosso planeta, já que são substracto rochoso de cerca de 75% da superfície continental. São exemplos de rochas sedimentares as argilas, areias, calcários e carvões.

(Basalto - Rocha Magmática)

As rochas magmáticas, como o próprio nome o indica, resultam da solidificação do magma, um fluido que resultou da fusão de rochas pré-existentes, que pode ocorrer à superfície ou em profundidade. Caso sejam solidificadas à superfície, as rochas designam-se de extrusias ou vulcânicas. Se solidificarem em profundiade, designam-se de rochas intrusivas ou plutónicas.

Como exemplos de rochas magmáticas temos o Basalto, Andesito e Riólito, as três extrusivas, e ainda o Gabro, Diorito e Granito, rochas estas designadas de intrusivas.



(Filito - Rocha metamórfica)

Por fim, as rochas metamórficas são aquelas que resultam da pressão e temperatura sobre outras rochas pré-existentes. O metamorfismo é o conjunto de alterações mineralógicas e/ou texturais que ocorrem no estado sólido e afectam qualquer rocha pré-existente, quando sujeita a temperaturas e pressões elevadas. Temos como exemplos de rochas metamórficas o marmore, xisto e filito.

Estes três tipos de rochas interagem entre si, dando origem a um ciclo - o Ciclo das Rochas.
(Ciclo das Rochas - Imagem retirada do CienTIC)


Chegado o meu momento de opinar sobre o que aqui foi escrito, considero este tema muito interessante. As rochas são de facto peças importantes para desvendar o passado do nosso planeta, que tal como escrevi em cima, é um planeta dinâmico!

As rochas não são apenas a "casa" de muitos fósseis, mas as próprias rochas contêm uma beleza própria. Existe também uma grande variedade de rochas, algumas das quais tive oportunidade de analisar macroscopicamente em duas aulas de Biologia.

Este não é um tema novo, já que inicámos o estudo das rochas no 7º ano de escolaridade, e certamente o aprofundaremos ainda mais no próximo ano lectivo... Assim espero!

Etiquetas:



Anonymous Anónimo escreveu...
{b}
8 de fevereiro de 2009 às 13:07  
Anonymous Anónimo escreveu...
como eu faço para saber o nome das rochas ?
5 de maio de 2009 às 19:39  
Anonymous Anónimo escreveu...
oi boa noite adorei a explicação e copie para adionar a um trabalho ou melhor auxiliar minha filha que esta estudando a 5 serie do fundamental obrigada
4 de junho de 2009 às 22:37  
Blogger Pedro Mota escreveu...
Fez bem você muito bem. Já agora, anónimo do dia 5, para saber o nome das rochas, faça uma pesquisa em sits como o Cientic...

Obrigado ;D
10 de junho de 2009 às 17:22  
Anonymous Anónimo escreveu...
Muito bem
16 de setembro de 2009 às 14:42  
Blogger Sportinguista escreveu...
Adorei o seu blog
7 de janeiro de 2010 às 20:23  
Anonymous Anónimo escreveu...
gosto do trabalho que fizeste
9 de janeiro de 2010 às 19:50  
Anonymous Anónimo escreveu...
adorei a explicação e copie para o meu trabalho da escola
9 de janeiro de 2010 às 19:54  
Anonymous animes-lucad escreveu...
ja tenho meu trabalho de geografia,valeu pedro!!! ;]:):D
28 de abril de 2010 às 23:11  
Anonymous Anónimo escreveu...
muito obrigado fiz meu trabalho de geografia grassas a voces eu tirei nota mexima obrigado seus fdp
16 de junho de 2010 às 14:13  
Anonymous Anónimo escreveu...
Esta muito elementar e vago
13 de outubro de 2013 às 16:45  
Anonymous Anónimo escreveu...
Muito o brigada fiz o meu trabalho
5 de setembro de 2014 às 19:05