Medida do Tempo e Idade da Terra
Postado por Pedro Mota.
Em tom de síntese curta, deixo o essêncial deste capítulo abordado na disciplina de Geologia, e que foi também abordado no teste realizado há uns dias atrás:

• Os fósseis saõ restos de um organismo ou os vestígios da sua actividade, que viveu no passado e que se encontram preservados em rochas ou estratos sedimentares.
Estes podem fornecer importantes informações sobre as condições abióticas do meio onde, outrora, habitaram, para além de uma idade relativa da rocha onde se encontra preservado.
• Segundo o Princípio da Sobreposição dos estratos, numa sequência de estratos [NÃO DEFORMADOS] qualquer deles é mais antigo do que aquele que o cobre e mais recente do que aquele que lhe serve de base.
• O Princípio da Identidade Paleontológica diz que estratos que contenham o mesmo conteúdo fossilífero têm a mesma idade.
• A Idade Relativa é a idade de uns estratos em relação aos outros. Já a Idade Radiométrica é a idade númerica das rochas e dos minerais, resultante de método baseado nas propriedades radioactivas de certos elementos químicos existentes nessas rochas e minerais.

Visto que o estudo da Terra, do seu passado em especial, leva-nos a descobertas absolutamente fantásticas, a idade da Terra e de outros corpos ajuda-nos a perceber alguns fenómenos e conhecer espécies que anteriormente existiram no nosso planeta. A datação das rochas e do seu conteúdo fossílifero assume uma importãncia tremenda, e que pode dar informações que poderão ser consultadas em Escalas do Tempo Geológico.

Etiquetas: