O Sistema Solar
Postado por Pedro Mota.


(A Formação do Sistema Solar, de uma forma mais divertida!)

Como o vídeo nos mostra, o Sistema Solar terá tido a sua origem há cerca de 4600 milhões de anos, numa nébula primitiva, sendo que o material que se encontrava no centro desta nuvem de gás interestelar formou o nosso Sol. A matéria que rodeava esta estrela começou a arrefecer e formou dois tipos distintos de planetas (os telúricos e os gasosos).

É a Teoria Nebular que é a mais aceita no que toca à formação do Sistema Solar. Esta, que decorreu em várias etapas, e existem hoje provas da existência desta, tais como as densidades calculadas para os 8 planetas do Sistema Solar e a sua constituição, o facto destes descreverem órbitas em torno do Sol e no mesmo sentido, entre outras.

O Sistema Solar é composto por 8 planetas: Mercúrio, Vénus, Terra, Marte (os telúricos ou interiores), Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno (exteriores ou gasosos).

No nosso Sistema existem outros corpos como os asteróides (que se encontram maioritariamente entre Marte e Júpiter, formando deste modo a Cintura de Asteróides), cometas e ainda meteoritos (que podem ser classificados em sideritos (de natureza metálica); siderólitos (os que possuem elementos metálicos e silicatos); aerólitos (aqueles de natureza rochosa); os condritos (caso contenham côndrulos); carbonáceos (que alem de minerais possuem substâncias orgânicas) e por fim, os acondritos (os aerólitos sem côndrulos)).

Admite-se que os planetas do Sistema Solar se formaram por um processo de acreção, e mais tarde, com a fusão dos materiais, deu-se a diferenciação.

O ser humano tem que ter consciência que a Terra é apenas um ponto minúsculo no que toca ao Universo! Dentro do Universo, pertencemos a uma galáxia (a Via Láctea), e a um Sistema Solar onde encontramos outros planetas, sendo que nenhum "merece" ser comparado com o "milagre" que á Terra. Este tema permite também ajudar a compreender os outros corpos do nosso Sistema Solar, bem como a sua formação. E claro, ajuda-nos a perceber o quão especial é o nosso planeta, daí é nosso dever estimá-lo!

Etiquetas: