Aula de Campo - Oceanário de Lisboa e Pavilhão do Conhecimento
Postado por Pedro Mota.
Foi no passado dia 16 de Janeiro, que 6 turmas do 10º ano da Escola Secundária de Fafe rumaram a Lisboa para visitar o Oceanário de Lisboa e o Pavilhão do Conhecimento, ambos localizados no Parque das Nações, palco da Expo'98.
(O Kevin bem que queria fugir, mas...)
Depois de um almoço no Centro Comercial Vasco da Gama (e do Tomás ter arrecadado mais umas coisitas do Michael Jackson), a turma 13 (juntamente com a 12) partiram até ao Pavilhão do Conhecimento, que ainda ficava a uns bons metros a pé. Aí, fomos visitando uma sala no primeiro piso, onde se encontravam inúmeras actividades ligadas, essencialmente, ao campo da Física, que qualuqer um poderia participar. É claro que nenhum de nós permaneceu quieto e quisémos participar o mais possível em todas aquelas experiências que em muito nos fizeram lembrar matéria leccionada em anos anteriores.
Depois de umas voltas numa bicicleta a uns metros de altitude que, por muito que abanássemos com ela, não caía, fomos até ao piso 0 a mais um pequeno pavilhão com um grande número de experiências, desta vez mais ligadas ao campo da Matemática, havendo certas actividades que exigiam um grande esforço mental. Uns tempos depois fomos então à "sala" que mais atenções tinha desperado - o Espaço. Aí houve quem fizesse uns saltos suspensos no ar (e muitos inventaram que tinham mais de 60 kg só para não esperar na fila, verdade seja dita), outros quiseram ver as partes mais quentes (literalmente) do corpo, sendo que também estavam disponíveis uma série de actividades ligadas à astronomia.
(Os famosos Monstros Marinhos)
Depois de abandonar o Pavilhão do Conhecimento, o Oceanário de Lisboa estava à nossa espera, não sem antes ser tirada uma fotografia intitulada de Monstros Marinhos.
Dentro do Oceanário, foi tempo de descontracção para uns, e de matar a curiosidade para outros. Observámos uma série de espécies piscívoras e outros mamíferos, como a dupla de lontras marinhas que la que se encontrava.
(Algumas das atracções do Oceanário)
Chegado o final da Tarde, a equipa da ESFafe voltou para o autocarro em direcção a Fafe, após um dia muito enriquecedor e diferente, que proporcionou a todos uma boa experiência.