Nós Por Cá #3 - "Air Liquide" assina contractos com líderes mundiais da indústria fotovoltaica
Postado por Pedro Mota.
Escrito por CienciaPT
28-Jan-2009

A Air Liquide consolidou a sua posição de líder dos gases e serviços para a indústria fotovoltaica e tem agora como clientes mais de metade dos 10 principais fabricantes de células solares em silício cristalino. Esta conquista significa que mais de 40 % das fábricas de células solares de película fina no mundo são clientes da Air Liquide.

celulas_solares

No âmbito destes novos contratos de longo prazo, realizados na Europa, Estados Unidos e na Ásia, a Air Liquide vai investir mais de 40 milhões de euros para fornecer azoto e hidrogénio a partir de geradores no local. O que representa no seu conjunto mais de 4 GWp de capacidade adicional. O fornecimento de monosilano a granel e outros gases, materiais e serviços especiais fazem também parte do serviço incluído nos contratos agora assinados.

Francisco Martins, Director da Actividade Electrónica do grupo Air Liquide, declarou a este respeito que: «A concretização destes expressivos contratos com empresas líderes da indústria solar representam uma importante etapa na estratégia da Air Liquide e consolidam a nossa posição de líder no fornecimento de gases e soluções de valor acrescentado para este sector. O domínio da tecnologia de armazenamento de gás, bem como a nossa capacidade de fornecer os meios de reduzir os custos por Wp aos nossos clientes da indústria fotovoltaica, contribuem fortemente para que alcancem o seu objectivo: tornar esta indústria mais competitiva em relação às fontes de energia fóssil, o que deverá acelerar o crescimento deste mercado. No contexto económico actual, o Grupo continua a investir nos eixos de crescimento a longo prazo, tais como o Ambiente e a Alta Tecnologia.»

Apesar da actual crise económica, a indústria solar fotovoltaica está a conhecer um crescimento acentuado. Os líderes desta indústria enfrentam o desafio da tendência de redução dos custos de fabrico e a elaboração de procedimentos cada vez mais eficientes, de modo a poder resistir à forte pressão sobre os preços. À medida que esta indústria percorre o caminho da globalização e da inovação no fabrico de células em silício cristalino (c-Si) cada vez mais eficientes e na tecnologia da película fina, surgem novos líderes de mercado. Este facto deverá permitir aos fabricantes de células fotovoltaicas conseguir custos comparáveis aos das fontes de energia fóssil.

Em 2008, a Air Liquide reforçou e desenvolveu as suas relações com a Q-Cells SE, número um mundial na produção de células solares, ao expandir o seu negócio no seio do Thalheim Solar Valley Park, na Alemanha, onde se encontram localizadas as seis unidades de c-Si e os três fabricantes de células de película fina associados à Q-Cells. Em breve, a Air Liquide irá fornecer os gases vectores e gases especiais a granel, para a nova fábrica de silício multicristalino da Q-cells localizada na Malásia. A Q-Cells estima aumentar a sua capacidade de produção mundial, que foi de 800 MWp em 2008, para mais de 1,3 GWp, até finais de 2009.

A Air Liquide também reforçou as suas relações com o REC Group, número um mundial na produção de materiais em silício para a indústria solar fotovoltaica, ao assinar um contrato a longo prazo para fornecer os gases vectores às novas fábricas de de polisilício da REC localizadas em Moses Lake, nos Estados-Unidos.

Em Nan’Chang, na China, a Air Liquide ganhou um importante contrato a longo prazo com a Best Solar para aquele que é, actualmente, o maior projecto para produção de células de película fina na China, com uma capacidade de produção prevista na ordem de 330 MWp. A Air Liquide fornecerá os gases especiais, os equipamentos de distribuição, bem como todos os elementos necessários para as instalações deste fabricante.

Em Taiwan, a Air Liquide assinou um contrato de fornecimento chave na mão com a Sunwell-CMC, líder local no fabrico de células solares de película fina, cuja capacidade actual de produção é de 120 MWp.

Etiquetas: