"Tudo Sobre...#3" - Sismologia
Postado por Pedro Mota.
Tal como optei por realizar quanto à vulcanologia, faço este post para sintetizar um pouco os conteúdos abordados quanto à sismologia, um dos últimos capítulos no programa de Geologia do 10ºano.

Para começar, deixo em baixo um slideshow onde se encontra tudo o que é necessário saber sobre sismologia, dando também uma impotância à sismicidade em Portugal e ao Terramoto que abalou Lisboa no ano de 1775.
Os sismos são hoje em dia uma tragédia natural que assola o planeta, provoando o quão dinâmico e activo ele é. Todos os dias, milhares de sismos ocorrem, sendo que apenas alguns são sentidos. No entanto, por vezes ocorrem sismos de grande magnitude que deixam um enorme rasto de destruição, causando a perda de um grande número de pessoas, além de danos materiais com prejuízos elevados. São exemplos mais recentes o caso do sismo de Sichuan (na China) e o do Sudeste asiático em Dezembro de 2004 que levou a um tsunami devastador.

(efeitos devastadores do sismo de Sichuan em 2008)

Importa referir que a Sismologia desempenha também um importante papel no estudo do interior do nosso planeta Terra, fornecendo-nos alguns dados que nos permite aferir mais conhecimentos sobre o mesmo.

Por fim, deixo mais algumas curiosidades sobre estes fenómenos naturais:

- No passado as pessoas acreditavam que os sismos ocorriam quando Atlas, o titã mitológico condenado a carregar o mundo nas suas costas, encolhia os ombros.
- O filósofo grego Aristóteles reconheceu em 350 a.C. que os terrenos “mais moles” e menos consolidados abanavam mais do que as rochas duras.
- O filósofo grego Séneca (a.C. 5-65 d.C.), conselheiro do Imperador Nero, no seu tratado sobre as causas dos fenómenos naturais, dedicou um capítulo inteiro aos sismos, tendo referido que eles tinham uma causa comum e que provavelmente estariam associados às trovoadas.
- A escala de magnitude de Richter foi desenvolvida em 1935 por Charles F. Richter.
- A maior parte dos sismos tem um foco situado até aos 20 km de profundidade, mas há sismos registados até uma profundidade de 700 km.
- Só nos Estados Unidos acontecem cerca de 13 mil terremotos por ano.
- O maior terramoto registado foi o do Chile em 1960, com uma magnitude de 9.5.
- O sismo mais mortífero foi o de Shansi na China, no ano de 1556, que causou a morte de 830 000 pessoas.

Etiquetas: