Nós Por Cá #7 - Estudo revela que portugueses são os que possuem uma maior consciência ambiental
Postado por Pedro Mota.
Escrito por CienciaPT
18-Feb-2009

A consciência dos malefícios do automóvel em matéria de poluição e de emissão de gases que contribuem para o efeito de estufa, bem como a responsabilização pessoal em relação a estes aspectos, apresentam fortes divergências entre os países.

consciencia_ambiental

Segundo o estudo automóvel do Observador Cetelem, os portugueses são os que possuem uma maior consciência ambiental, o que é revelado através de dados que indicam que 12% dos portugueses se sente plenamente responsável pela poluição provocada pelo seu automóvel. Países que também apresentam esta preocupação são Itália e Espanha, onde grande parte dos automobilistas se sente responsável pela poluição automóvel.

Se em Portugal 62% dos automobilistas assume as consequências ambientais do uso do seu automóvel, em Itália essa percentagem é de 52% e em Espanha de 50%, de automobilistas que assumem contribuir para os elevados índices de emissão de C02 e, consequentemente, para o efeito de estufa.

O Reino Unido, a Alemanha e a França distinguem-se por um fraco nível de implicação e de responsabilização pessoal. A consciência dos malefícios do automóvel é nestes países reduzida. Se a sensibilização se revela já marcante nos automobilistas dos países latinos (nomeadamente em Espanha e em Portugal), mantém-se muito fraca nos restantes países analisados.

No Reino Unido e França 20% dos inquiridos revela não se sentir responsável pela poluição do seu automóvel, sendo que na Alemanha o índice de desresponsabilização é mais elevado com 29% dos inquiridos a revelarem-se pouco sensíveis à poluição do seu automóvel.

O estudo automóvel do Observador Cetelem foi desenvolvido a partir de análises económicas, técnicas e previsões, realizadas entre Julho e Setembro de 2008 em colaboração com o instituto de estudos e consultadoria BIPE (www.bipe.com) que se baseia na sua longa experiência no domínio automóvel, designadamente através dos seus Clubes Automóveis de conjuntura e missões de marketing e de prospecção que efectua à escala internacional a pedido dos construtores, fornecedores de equipamentos e agentes do comércio automóvel. Quanto aos inquéritos a consumidores e às entrevistas com especialistas profissionais do universo automóvel foram realizadas pela Anacom (www.anacom.fr), sociedade de estudos qualitativos e quantitativos.

Etiquetas: