Nós Por Cá #10 - Inaugurado maior telescópio público do País
Postado por Pedro Mota.

Escrito por CienciaPT
20-Mar-2009

O maior telescópio público português fica disponível a partir desta sexta-feira para astrónomos e curiosos, bem como para acções de divulgação junto de grupos, escolares ou não. O presidente da República inaugura este instrumento de observação astronómica, com modo de operação idêntico aos dos maiores do mundo, no Centro de Ciência Viva de Constância (CCVC).
"É um equipamento que, para além das dimensões, tem um sistema de controlo dos mais modernos do mundo", explicou o director do CCVC, Máximo Ferreira, que exemplificou: "No caso de uma observação, se não houver condições atmosféricas muito boas, através de um programa de computador, aquela observação pode ser compensada". Do mesmo modo, "se ocorrer algum desalinhamento, como por exemplo um sismo, o sistema electrónico do telescópio dá esse aviso", esclareceu. Por outro lado, o responsável destacou a importância desta estrutura para "a sensibilização da população para as questões da ciência, que é, afinal, o objectivo do centro".
Com aquele equipamento, que é hoje inaugurado com a presença do presidente da República, Cavaco Silva, por ocasião do quinto aniversário do CCVC, este centro passa a dispor do "maior telescópio público actualmente em funcionamento no País", nota Máximo Ferreira.
Para aquele centro Ciência Viva é sem dúvida um salto qualitativo. "Nos últimos cinco temos utilizado outros telescópios menos potentes nos nossos cursos e observações de sábado à noite. As pessoas interessadas foram aprendendo noções básicas de astronomia, de observação do céu e de manejo destes equipamentos", conta o director do CCVC.
O Ritchey-Chrétien, adquirido no âmbito de um protocolo de apoio mecenático, estabelecido com a Fundação EDP, que "pagou a totalidade da verba, no valor de 56 mil euros", tem além da sua dimensão, "um sistema de controlo de operação idêntico aos dos maiores do mundo". E essa mais-valia faz dele também um instrumento passível de ser utilizado pela comunidade de investigadores do País.
"O público vai poder espreitar mas não operar o telescópio", explica Máximo Ferreira. Dada a sofisticação do sistema, que é computorizado, a sua operação é também um processo delicado que exige conhecimento prévio e treino. Por isso, e pelo menos numa primeira fase, só os astrónomos do centro poderão trabalhar com o sistema.
Mas espreitar e aproveitar a luz excepcional deste telescópio para fazer fotografia astronómica vai estar acessível a todos os interessados. "Temos adaptadores de vários tipos para acoplar máquinas digitais de vários tipos".
Outra possibilidade é o treino de jovens pré-universitários ou universitários na utilização do telescópio, que é idêntica aos do Chile ou Havai. E o próximo curso de astronomia de Verão do CCVC já contará com os benefícios que este equipamento traz a quem olhar a sério para as estrelas.
O Centro de Ciência Viva de Constância e o seu Parque de Astronomia, com planetário e observatório solar, têm como missão divulgar o saber neste domínio. Além de cursos básicos com duração de oito horas, recebe grupos escolares. Aos sábados à noite, promove observações (sem marcação). Grupos com mais de 12 pessoas podem solicitar visitas nocturnas noutros dias de semana.

Etiquetas: