Diário de Aula #8 - Fotossíntese/Quimiossíntese
Postado por Pedro Mota.
A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotróficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigénio gasoso (O2). Através do processo aqueles seres vivos produzem o seu próprio alimento, constituído essencialmente por açúcares, como a glicose.Olhe: 6H2O + 6CO2 = 6O2 +C6H12O6 (GLICOSE) Este é um processo de Anabolismo, a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, ações necessárias para o bom funcionamento do organismo, quebrando então a molécula quando necessário, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos, mediante uso do oxigénio.
A fotossíntese inicia toda a cadeia alimentar. Sem esta, os animais e os outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.


A quimiossíntese é a produção de alimentos através da oxidação de substâncias minerais.
A quimiossintese divide-se em duas etapas:
  • A formação do NADPH e de ATP
  • A segunda fase é igual á fase química da fotossíntese: redução de dióxido de carbono, o que conduz à síntese de substâncias orgânicas.
Além disso:
  • A quimiossíntese é realizada por Bactérias.
  • A quimiossíntese usa energia fornecida por determinadas reacções químicas de oxirredução que ocorrem no meio.
  • A quimiossíntese não liberta gases.

Etiquetas: