Nós Por Cá #11 - "Preparar o teste intermédio de Biologia e Geologia - 10º Ano"
Postado por Pedro Mota.
O nosso professor de Biologia e Geologia, o Professor José Salsa, lançou recentemente um livro bastante interessante que já se encontra nas bancas.
Como este espaço se dedica também um pouco a isto, sem mais demoras, a apresentação do referido livro.

Escrito por José Salsa

Preparação para os Testes Intermédios
Biologia e Geologia
Ensino Secundário - 10º ano

José Manuel Salsa

Por poder ter interesse para uma adequada preparação para o teste intermédio de Biologia e Geologia ou mesmo noutros contextos de avaliação no âmbito da disciplina, eis alguma informação sobre este livro auxiliar...

Sobre este livro...

O presente volume visa auxiliar os alunos na preparação do Teste Intermédio de Biologia e Geologia, do 10º ano. No entanto, pode ser um auxiliar na preparação de quaisquer provas de avaliação, interna ou externa, no âmbito da Biologia e da Geologia. Por este motivo, foi incluída na obra a totalidade das matérias previstas no currículo da disciplina.

Esta obra foi concebida para facilitar o estudo das matérias e o treino de competências a avaliar na prova. Tem por referência o programa da disciplina mas foi organizada de forma modular, sem comprometer a visão integradora dos temas ou unidades programáticas em estudo.

Resumos teóricos

Os resumos teóricos encontram-se estruturados em duas secções, Biologia e Geologia e, no interior de cada secção, em temas ou unidades programáticas. Os conteúdos incluídos em cada tema ou unidade foram divididos em módulos correspondentes a subtemas ou assuntos mais específicos.
O enquadramento de cada módulo foi feito com um conjunto inicial de questões-problema seguido de uma breve introdução.
Os resumos desenvolvem-se em torno dos conceitos ou palavras-chave do programa da disciplina, sobre os quais a prova não poderá deixar de incidir. Estes conceitos ou palavras-chave encontram-se destacados na margem do corpo de texto e no próprio articulado dos resumos.

Questões resolvidas

No final de cada módulo há sempre um conjunto de questões resolvidas que obedece estritamente à tipologia prevista para os testes intermédios e para os exames nacionais da disciplina.

Questões propostas

No final de cada tema ou unidade programática figura sempre um conjunto de questões propostas cujas soluções podem ser encontradas no final da obra. Estas questões, tal como todas as outras, são apresentadas de acordo com a tipologia própria de testes e exames nacionais.

Exemplos de testes

No final da obra encontra-se uma secção com exemplos de provas abrangendo a totalidade das matérias a avaliar com o teste intermédio. Procurou-se conceber estes testes a partir de temas orientadores com grande abrangência conceptual que pudessem ser transversais à totalidade da prova. São exemplos a tectónica dos Açores, os dinossáurios e as áreas protegidas. Incluem-se, também, os testes intermédios anteriores.

Sugestões para a preparação do teste

Nesta secção são dadas algumas orientações e conselhos para o teste intermédio.

Etiquetas: