Diário de Aula #17 - Homeostasia
Postado por Pedro Mota.
Chama-se homeostasia à manutenção das condições do meio interno dentro de limites compatíveis com a vida, independentemente das variações do meio externo.
O sistema nervoso e o hormonal (conjunto de tecidos, órgãos e células) coordenam a homeostasia, nos animais mais complexos.

Sistema nervoso central -> encéfalo e medula espinal;
Sistema nervoso periférico -> nervos.
Complexo hipotálamo-hipófise -> na base do encéfalo localiza-se o hipotálamo, centro coordenador da homeostasia nos Vertebrados. Está ligado à hipófise por um pedículo que contém vasos sanguíneos e formações nervosas.


A unidade básica do sistema nervoso é o neurónio, célula nervosa, onde se distinguem 2 zonas: o corpo celular, onde se localiza o núcleo e a maior parte do citoplasma com os restantes organelos, as dendrites, ramificações citoplasmáticas que recebem o impulso nervoso de outros neurónios ou dos órgãos receptores, e o axónio, prolongamento citoplasmático que conduz o impulso para fora da célula nervosa, transmitindo-o a outro neurónio, a uma célula muscular ou a uma célula glandular. O axónio ou certas dendrites de um neurónio constituem uma fibra nervosa. Os nervos são constituídos por conjuntos de fibras nervosas organizadas em feixes que, por sua vez, estão revestidos por um tecido onde circulam vasos sanguíneos.

Etiquetas: