Preparação do Teste Intermédio: Unidade 0
Postado por Pedro Mota.
UNIDADE 0

Biosfera é a parte a Terra habitada pelos seres vivos.

Ecossistema é formado pelo conjunto de todos os organismos, de uma determinada área geográfica, e pelas interacções que esses organismos estabelecem entre si e o meio abiótico (água, luz, solo e temperatura) que os rodeia, ou seja, é o conjunto de organismos que vivem numa determinada área e às interacções que se estabelecem entre todos os seres vivos e entre eles e o ambiente.

A todos os organismos de todas as espécies que habitam uma determinada comunidade, forma populações. Uma população é um grupo de indivíduos de uma determinada espécie. Espécie é o conjunto de organismos com características morfológicas semelhantes, capazes de se reproduzirem e originar descendência fértil.

A Terra é um sistema aberto, pois, além das trocas de energia através da recepção de energia solar e da emissão de radiação terrestre para o espaço, recebe também a entrada de matéria através do “bombardeamento” constante de micropartículas siderais, de meteoros e meteoritos.

Biodiversidade é o conjunto de todos os organismos vivos, que povoam o nosso planeta desde os microrganismos aos grandes Cetáceos.

ECOSSISTEMA = COMUNIDADE BIÓTICA + BIÓTOPO

Biótopo é a área ocupada por um conjunto de seres vivos de um ecossistema.

Comunidade Biótica é o conjunto de todos os seres vivos.

Espécie é um grupo de seres vivos muito semelhantes, capazes de se reproduzirem entre si e de originarem descendentes férteis.

População é o conjunto de seres vivos da mesma espécie que habitam um determinado biótopo, num determinado período de tempo.

Habitat é o meio apropriado para a vida normal de uma população.


Em qualquer ecossistema (floresta, lago, oceano…) os seres vivos apresentam-se ligados por um conjunto complexo ou não de relações tróficas (alimentares), que podem ser representadas sob a forma de cadeias alimentares. Conjunto de cadeias alimentares é uma rede trófica.

Os produtores fabricam matéria orgânica a partir de matéria mineral captando a energia radiante que utilizam durante o processo fotossintético.

Os consumidores alimentam-se directa ou indirectamente dos produtores.

Os decompositores transformam os detritos vegetais e os cadáveres e os excrementos dos animais, assegurando um retorno ao mundo mineral de substâncias contidas na matéria orgânica.

Seres vivos unicelulares são constituídos por uma única célula, a qual corresponde ao organismo.

Seres vivos pluricelulares são constituídos por vários tipos especializados de células, verificando-se divisão de trabalhos entre elas.

Existem dois tipos de células no que respeita à sua organização estrutural:


Células eucarióticas:

- Membrana celular à limite externo da célula e regula a passagem de materiais entre a célula e o seu meio.

- Núcleo à individualizado por m invólucro nuclear, é a região na qual se encontra o X e que regula toda a actividade celular.

- Citoplasma à região localizada entre o núcleo e a membrana celular. Possui uma variedade de organelos delimitados por membranas.


Células procarióticas:

- Não possuem invólucro nuclear, logo não têm verdadeiro núcleo.

- Citoplasma é o seu interior.

- São muito mais simples que as eucarióticas, não possuem organelos citoplasmáticos delimitados por membranas.

Membrana celular: todas as células possuem na parte externa uma membrana celular fina e dinâmica também chamada de membrana plasmática. Regula o fluxo de materiais entre a célula e o meio exterior.

Citoplasma: massa semifluida, aparentemente homogénea.

Mitocôndrias: são a sede de importantes fenómenos respiratórios. Podem mudar de posição devido aos movimentos do citoplasma.

Complexo de Golgi: não é geralmente visível na célula viva. Apresenta-se ao microscópio óptico que sob a forma de corpúsculos isolados, quer sob a forma de uma rede contínua.

Vacúolos: cavidades delimitadas por uma membrana e que contêm geralmente água com substâncias dissolvidas, absorvidas pela célula ou elaborada por ela. São pequenos e numerosos nas células animais e nas células jovens das plantas. Nestas vão aumentando com a idade, acabando por fundir-se num único vacúolo que ocupa quase toda a cavidade celular.

Cloroplastos: organelos geralmente ovóides que contêm pigmentos fotossintéticos (clorofilas). É neles que se realiza a fotossíntese.

Núcleo: é um organelo delimitado pelo invólucro nuclear e, normalmente, dentro do mesmo são visíveis um ou mais corpúsculos brilhantes, os nucléolos.

Parede celular: existe nas células das plantas, exteriormente à membrana plasmática. É de natureza celulósica que pode alterar a sua composição.

Os cloroplastos e a parede celular são características das células vegetais e os vacúolos parecem mais nas mesmas também.

Os constituintes inorgânicos dos seres vivos são a água e os sais minerais. São de origem mineral e provêm do meio físico externo.

As moléculas orgânicas são as proteínas, os hidratos de carbono, os lípidos e os ácidos nucléicos. São compostos onde existe carbono ligado covalentemente com o hidrogénio. São responsáveis pelas propriedades das células vivas.

Os fosfolípidos são compostos celulares muito importantes com função estrutural, principalmente ao nível das membranas biológicas. São constituídos por carbono, hidrogénio, oxigénio, fósforo e azoto. São moléculas polares. A parte da molécula formada pelo resíduo de glicerol, pelo ácido fosfórico e pelo composto R é hidrofílica (CABEÇA), solúvel na água, e constitui a zona carregada electricamente, designando-se por região polar do fosfolípido. A outra zona constituída pelas cadeias hidrocarbonadas dos ácidos gordos, electricamente neutra, é hidrofóbica (PERNAS), insolúvel na água, e constitui a zona não polar dos fosfolípidos. Moléculas como as dos fosfolípidos, que possuem zona hidrofóbica e outra hidrofílica, denominam-se anfipáticas.

Fazem parte da membrana plasmática, formando uma bicamada fosfolipidica (lipidos complexos com um grupo fosfato). Os glicolípidos também podem fazer parte da membrana (lipidos com glícidos). Ambos são moléculas anfipáticas.

Etiquetas: