Diário de Aula #20 - Ácidos nucleicos
Postado por Pedro Mota.
Os ácidos nucleicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico - DNA e ácido ribonucleico - RNA. Utilizando técnicas apropriadas, foi possível isolar os ácidos nucleicos e identificar os seus constituintes.

Nos ácidos nucleicos podem identificar-se três constituintes fundamentais:

* Ácido fosfórico - confere aos ácidos nucleicos as suas características ácidas. Faz as ligações entre nucleotídeos de uma mesma cadeia. Está presente no DNA e no RNA.

* Pentoses - como o próprio nome descreve, é um açúcar formado por cinco carbonos. Ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose.

* Base nitrogenada - há cinco bases azotadas diferentes, divididas em dois grupos:
- Bases de anel duplo (puricas)- adenina (A) e guanina (G);
- Bases de anel simples (pirimidicas)- timina (T), citosina (C) e uracila (U).
Figura 1. Exemplo da estrutura de um nucleotídeo

A ligação entre os nucleotídeos de uma cadeia linear é feita entre o grupo químico chamado hidroxilo (OH) ligado ao terceiro carbono da pentose de um nucleotídeo, e o fosfato do nucleotídeo seguinte ligado ao carbono 5' da pentose do mesmo. Por convenção, as sequências são representadas na orientação 5' - 3'.

É interessante saber-se tanto sobre algo tão ínfimo e tão complexo como o nosso ADN. No entanto é de extrema relevância conhecer-mos aquilo que faz de nós aquilo que somos, pois é no ADN que a nossa informação está presente.

Este é um tema com bastante interessa, ainda que o seu conteúdo seja, ao início, um pouco complexo.

Etiquetas: