1º Teste de Biologia deste ano
Postado por Pedro Mota.

Foi nesta manhã que se realizou o primeiro teste de Biologia do 11ºano. Um teste relativamente acessivel, mas com algumas questões mais "tramadas", por assim dizer.

Penso que estavam presentes uma ou outra questão de escolha múltipla mais dificil, e senti alguma confusão relativamente a algumas de Verdadeiro/Falso.

Os assuntos abordados foram variados, desde o DNA até ao Ciclo Celular.

Quanto a notas, não faço mesmo ideia de quanto será a minha nota, mas vamos ver se para a semana já recebemos o teste, e relatarei aqui, na primeira pessoa, a nota que registei.

Os objectivos para o teste foram os seguintes:
  • Reconhecer que o DNA é o suporte da informação genética de um indivíduo.
  • Conhecer a localização da informação genética nas células dos seres eucariontes e dos seres procariontes.
  • Interpretar procedimentos laboratoriais e experimentais relacionados com a extracção e a visualização de moléculas de DNA.
  • Conhecer a composição química do DNA.
  • Conhecer a estrutura do DNA: modelo de Watson e Crick.
  • Compreender o processo de replicação do DNA.
  • Relacionar a replicação do DNA com a manutenção da informação genética.
  • Conhecer a composição e a estrutura do RNA.
  • Identificar as principais diferenças entre as moléculas de DNA e de RNA.
  • Compreender a correspondência existente entre a “linguagem do DNA” e a “linguagem das proteínas”.
  • Descrever o mecanismo de síntese proteica.Interpretar dados relativos aos mecanismos de replicação, de transcrição e de tradução.
  • Compreender que as proteínas condicionam todo o metabolismo celular.
  • Definir mutação.
  • Identificar algumas consequências da ocorrência de mutações.
  • Relacionar a variabilidade dos seres vivos com as mutações.
  • Reconhecer a importância de factores do meio no aparecimento de mutações.
  • Explicar a estrutura dos cromossomas das células eucarióticas.
  • Reconhecer que o ciclo celular compreende a interfase e a fase mitótica, sendo que a célula permanece a maior parte da vida em interfase.
  • Caracterizar as diferentes etapas do ciclo celular.
  • Comparar a fase mitótica em células animais e em células vegetais.
  • Interpretar procedimentos laboratoriais e experimentais relacionados com estudos de mitose.
  • Compreender o mecanismo de regulação do ciclo celular.
  • Reconhecer a mitose como o processo que assegura a manutenção das características hereditárias ao longo das gerações e que permite a obtenção de novas células.
  • Distinguir e prever consequências da totipotência (células indiferenciadas) e da diferenciação celular.
  • Reconhecer que a diversidade de formas e de funções que as células do mesmo indivíduo apresentam resultam de complexos mecanismos de regulação que activam selectivamente diferentes genes em diferentes células.
  • Discutir a possibilidade de os processos de diferenciação celular poderem ser afectados por agentes ambientais (ex: raios x; drogas; infecções virais; …).