Diário de Aula #31 - Reprodução Assexuada
Postado por Pedro Mota.
A reprodução assexuada não envolve trocas de gametas entre os indivíduos e os organismos formados são geneticamente idênticos ao organismo que os gerou.


Entre os animais, um dos exemplos mais conhecidos é o da estrela-do-mar que, ao perder um dos braços, pode regenerar os restantes, formando-se uma nova estrela-do-mar do braço seleccionado.
Nas plantas a reprodução assexuada é também frequente, utilizando-se esta capacidade reprodutiva na agricultura.

Existem vários tipos de reprodução assexuada, e para os melhor compreender, resolvi colocar em seguida os seguintes diapositivos que, com imagens e descrições promenorizadas, facilitarão a sua compreensão.
Como visto a reprodução assexuada é adoptada por um grande número de seres vivos. Como tal, apresenta vantagens, mas também desvantagens.

Vantagens: é um processo rápido e com um pequeno gasto de energia. Visto que
a divisão nuclear é um processo de mitose, assegura a formação de clones e, sendo que todos os indivíduos podem originar descendentes, um só indivíduo pode colonizar habitats de condições semelhantes, sem a intervenção de um segundo indivíduo.

Desvantagens: sendo que os indivíduos são clones, a diversidade dos mesmos é praticamente nula e, assim, não favorece a evolução das espécies, tendo como uma difícil adaptação dos novos indivíduos ao meio como consequência.

Etiquetas: