Nós Por Cá #13 - "1 Minuto de Astronomia" estreia na RTP
Postado por Pedro Mota.
Escrito por CienciaPT
04-Nov-2009

Nuno Markl, Luís Represas, Nicolau Breyner, Sérgio Godinho e Sílvia Alberto são algumas das caras de uma equipa que vai trocar por miúdos os grandes temas do Universo, a partir de hoje na RTP1 e de amanhã na RTP2.

astronomia_minuto

Explicar buracos negros num minuto pode ser uma tarefa de peso para um(a) cientista; e para uma estrela da TV ou um humorista? Nuno Markl, Jorge Gabriel e Sílvia Alberto aceitaram o desafio e, com eles, muitas outras estrelas portuguesas decidiram vestir a camisola do Ano Internacional da Astronomia e trocar por miúdos os grandes temas do Universo. O resultado passa a partir de hoje na RTP1 e de amanhã na RTP2.

Sílvia Alberto, Nicolau Breyner, Carla Chambel, Helena Coelho, Jorge Gabriel, Maria Gambina, Sérgio Godinho, Nuno Markl, Margarida Martins, Francisco Mendes, Luís Represas, Cláudia Semedo e Vitor de Sousa são os 'astrónomos' de serviço nos spots de "1 Minuto de Astronomia", que abordarão temas aparentemente tão complexos como o Big Bang, a morte do Sol, a matéria negra ou os planetas extra-solares.

“Foi um prazer colaborar neste projecto que vai levar a astronomia ao grande público, duma forma leve e informal”, reconhece Silvia Alberto. A apresentadora foi uma das personalidades que aceitou o desafio e a quem coube a árdua tarefa de explicar porque é que a astronomia é tão importante.

Numa linguagem clara a acessível, os convidados de "1 Minuto de Astronomia" explicam complexos conceitos científicos. Para além dos 13 episódios televisivos, existe também uma página na internet (http://www.1minutoastronomia.org) onde os mais curiosos poderão encontrar informações detalhadas sobre os temas abordados, desta vez explicados em pormenor por vários astrónomos e astrofísicos portugueses.

O lançamento do programa de televisão constitui um dos eventos fortes das comemorações do Ano Internacional da Astrononomia (AIA 2009). "1 Minuto de Astronomia" é patrocinado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e é produzido pela Science Office (scienceoffice.org) e Duvideo (www.duvideo.pt). Uma apresentação pública do projecto terá também lugar a 28 de Novembro, no Pavilhão do Conhecimento, por ocasião do encerramento da "Semana da Ciência e da Tecnologia".

O AIA 2009 (www.astronomia2009.org) é organizado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, da Agência Ciência Viva e da European Astronomical Society (EAS).

Etiquetas: