Nós Por Cá #15 - Investigadores desenvolvem tecnologia para evitar a electrocussão das cegonhas
Postado por Pedro Mota.
Escrito por CienciaPT
30-Nov-2009

Para desencorajar as cegonhas da utilização dos equipamentos de média tensão, para nidificação, evitando casos fatais frequentes por electrocussão, e minimizar consequentes interrupções na distribuição de energia eléctrica às populações, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra FCTUC, através do Departamento de Ciências da Vida e do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), está a desenvolver uma solução tecnológica, inovadora em Portugal, em colaboração com a EDP (entidade promotora).

cegonhas

Financiado pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), o projecto, intitulado STORK – Sistema de Protecção para Avifauna – Cegonhas, foi solicitado pela EDP (Energias de Portugal) com o objectivo de desenvolver e experimentar, em linhas eléctricas aéreas de distribuição de energia eléctrica, um sistema não invasivo para evitar a electrocussão da cegonha branca e garantir bem-estar da espécie.

A tecnologia já está em fase de experimentação nos pilotos definidos na Zona do Baixo Mondego, prevendo-se, no próximo ano, o alargamento do estudo a outras zonas do País. Genericamente, baseia-se num equipamento norte-americano que recorre a frequências sonoras audíveis (sons de aves) e sinais ultrassónicos (sons incomodativos para as aves, afastando-as), em sequência e tempos de intervalo aleatórios. A partir de “gravações de sons naturais de diversas espécies de aves, entre as quais, pombos, falcões, estorninhos e gaivotas, o dispositivo emite alarmes em linguagem perceptível pelas aves. O sistema é monitorizado, remotamente e em tempo real, para efectuar alterações nos parâmetros funcionais, caso seja necessário”, explica Vítor Madeira, Professor Catedrático da FCTUC. Numa fase posterior, o equipamento irá funcionar automaticamente, através da detecção das aves, por aproximação, sendo a imagem captada pelas câmaras instaladas nos apoios considerados como locais pilotos.

Trata-se, portanto, de uma tecnologia que, à partida, permitirá desmotivar a cegonha branca de nidificar em apoios de rede da EDP Distribuição, potenciando desta forma uma redução na taxa de mortalidade da espécie (por electrocussão) e o sucesso de nidificação em condição de segurança, em condições naturais.

Eis uma notícia interessante. Quando nós rumamos mais a Sul do país, normalmente acabamos por avistar cegonhas nos postes de alta tensão. Muitas vezes já me perguntei como é que elas ali aguentavam sem morrer. Pois bem, parece que agora foi desenvolvido um método para travar a mortalidade das cegonhas, tornando o seu sítio para nidificar, um local mais segura.

Vamos ver se na proxima vez que viajarmos avistamos este novo investimento, que só traz beneficios à biodiversidade.

Etiquetas: