Diário de Aula #44 - Darwinismo (Teoria da Selecção Natural)
Postado por Pedro Mota.

Devido a diversas influencias, mencionadas no post anterior, Darwin formulou a sua Teoria com um conteúdo que pode estabelecer-se da seguinte forma:

- Os seres vivos, mesmo os da mesma espécie, apresentam variações entre si.

- As populações têm tendência para crescer em progressão geométrica.

- O número de indivíduos de uma espécie geralmente não se altera muito de geração em geração.

- Em cada geração uma boa parte dos indivíduos é naturalmente eliminada porque se estabelece entre eles uma “luta pela sobrevivência”, devido à competição pelo alimento, pelo refúgio e pela capacidade de fuga aos predadores.

- Sobrevivem os indivíduos que estiverem mais bem adaptados, isto é, os que possuírem as características que lhes conferem qualquer vantagem em relação aos restantes. Os menos aptos ao longo do tempo serão eliminados progressivamente. Existe, pois, uma selecção natural, processo que ocorre na natureza e pelo qual só os indivíduos mais bem dotados relativamente a determinadas condições do ambiente sobrevivem – “sobrevivência do mais apto”.

- Os indivíduos mais bem adaptados vivem durante mais tempo e reproduzem-se mais, transmitindo as suas características à descendência, ou seja, verifica-se uma reprodução diferencial. A acumulação das pequenas variações determina a longo prazo a transformação e o aparecimento de novas espécies.

Etiquetas: