E já lá vai mais um teste de Biologia...
Postado por Pedro Mota.
Hoje, nove de Dezembro, realizou-se o segundo teste de avaliação à disciplina de Biologia, o último da mesma do período.
E o que há a dizer sobre este teste? Humm.. Talvez muita coisa!

Começemos pelo primeiro grupo, referente à mitose, tendo por base um texto noticioso sobre uma descoberta de Bettencourt-Dias em relação aos centrossomas e da proteína SAK. Eu quando li a notícia fiquei logo todo alarmado, uma vez que nunca tinha ouvido falar de tais coisas. Este primeiro grupo, e à semelhança do grupo I do teste anterior, foi um grupo em que achei as ideias muito confusas, especialmente as V/F.

O segundo grupo já achei mais fácil, mais acessível que o anterior, já que era um grupo que se centrava muito mais naquilo que abordámos nas aulas. Falava-nos do dragão de Komodo e da sua reprodução ASSEXUADA, onde estava igualmente presente um sub-grupo referente à clonagem. Quem não se lembra da Dolly?

Já o terceiro, sobre a meiose, achei um pouco dificil a questão de desenvolvimento, já que me inclinei muito a falar sobre as mutações. Não sei bem se era isso que era pedido, mas pelo menos acho que as explicitei bem. O resto achei acessível, novamente centrado no que demos nas aulas.

O grupo quatro já achei mais difícil. Ciclos de vida. E parece que alguns alunos também o acharam. Envolvia saber muitos conceitos sobre, principalmente, o polipódio, mas mesmo não me tendo centrado no estudo em particular do polipódio em jeito de saber os nomes de todas aquelas "coisinhas", acho que me correu bem, se bem que ache que os ciclos de vida poderiam ter sido abordados de uma forma mais clara. Bem o professor nos avisou na Segunda se não tinhamos dúvidas nos ciclos de vida.

No quinto e último grupo as coisas estiveram mais equilibradas, e Darwin e Lamark marcaram a sua habitual presença. Achei bastante acessível.

Ora feita esta viagem por cada grupo do teste, umas considerações gerais. Penso que o teste poderia ter sido mais acessível e deveria te tido mais perguntas de desenvolvimento e menos de escolha múltipla porque perder 5 pontos numa escolha múltipla é muito, imagine-se se forem 3! Não faço ideia da minha classificação final, não será nada por aí além, sabia fazer melhor. Mas vá, não vamos dramatizar, para a próxima correrá melhor. :)