Nós Por Cá #17 - Reveladas as 21 Maravilhas Naturais finalistas
Postado por Pedro Mota.
Escrito por CienciaPT

Foram conhecidos os 21 finalistas na eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®”. Um painel de Notáveis, representantes de várias áreas científicas e figuras públicas de elevado relevo, escolheram três locais em cada uma das sete categorias a concurso.

lagoa

Esta lista de 21 Maravilhas finalistas tem, no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders Portugal® assegura a representatividade geográfica.

“Este é um momento determinante da iniciativa, em que os portugueses conhecem as 21 belezas naturais mais emblemáticas de Portugal após todas as fases do processo. A eleição das “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” é uma eleição dos portugueses para o país que amam. São os portugueses que votam e que vão contribuir para preservar o nosso património natural”, explica Luís Segadães, presidente da New 7 Wonders Portugal®.

“Nenhum Povo se conhece a si próprio se não conhecer a paisagem do território em que lhe foi dado nascer e viver. Assim como nenhum Povo assume a sua identidade colectiva se não tiver consciência da harmonia do ambiente em que vive e das suas responsabilidades na sua preservação e valorização. A participação de todos é necessária nesta tarefa colectiva. Contamos com o empenhamento e com o voto de todos os portugueses! Tal como nas edições antecedentes, a escolha é deles!”, afirma António Vitorino, Comissário Nacional para as Maravilhas Naturais de Portugal.

São consideradas “Maravilhas Naturais de Portugal”, os monumentos naturais em território nacional que contenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais. Os finalistas são organizados nas seguintes sete categorias, que representam a diversidade paisagística de Portugal: “Grutas e Cavernas”; “Praias e Falésias”; “Florestas e Matas”; “Grandes Relevos”; “Zonas Aquáticas não Marinhas”; “Zonas Protegidas” e “Zonas Marinhas”.

A escolha foi realizada através da Internet, com um sistema de votação criado para o efeito e monitorizado pela PricewaterhouseCoopers, por 21 notáveis convidados pela organização. Os critérios de base para foram: Beleza e unicidade do sítio nomeado; Diversidade dos nomeados (segundo as sete categorias); Importância ecológica (per si ou o seu significado para os seres humanos); Significado histórico e cultural; Distribuição Geográfica dentro do país; Estado de conservação do local; e que não tenham sofrido intervenções humanas por razões estéticas.

Recorde-se que no início de Janeiro de 2010 foram apresentadas 323 candidaturas, as quais foram sujeitas a votação por um Painel de Especialistas que elegeu as 77 pré-finalistas. A votação pública tem agora início com a revelação das 21 finalistas e pode ser realizada no site do projecto (www.7maravilhas.sapo.pt), por telechamada e sms.

A votação, auditada pela PricewaterhouseCoopers, vai prolongar-se até 7 de Setembro de 2010. As vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos em cada categoria e não serão eleitas mais do que duas Maravilhas por região.

As “7 Maravilhas Naturais de Portugal®” são conhecidas a 11 de Setembro de 2010, numa cerimónia única a ter lugar na Ilha de S. Miguel, nos Açores.

Esta é uma óptima notícia. De facto, Portugal é sem dúvida um país com uma rica variedade natural. Sabemos usufruir do nosso clima mediterrânico com o turismo, mas há ainda muito por desvendar neste nosso país.

É uma boa iniciativa que poderá atrair mais turismo, especialmente dos próprios portugueses que, por vezes, parecem pouco saber do seu país.

Etiquetas: