Diário de Aula #93 - Energia Solar
Postado por Pedro Mota.
A energia solar constitui uma fonte inesgotável de energia que pode ser aproveitada com finalidades térmicas através de dois sistemas: o solar activo e o solar passivo. O sistema solar activo consiste no aquecimento da água através de painéis solares, convenientemente orientados, que absorvem a radiação solar e transferem o calor para esse fluido.
O sistema solar passivo consiste na utilização arquitectónica através da disposição dos edifícios de forma a captar e armazenar calor. A energia solar pode também ser utilizada na produção de energia eléctrica, com base em células fotovoltaicas.
A produção de electricidade a partir da energia solar é feita através de espelhos (colectores solares) que recebem a radiação solar, concentrando-a a fim de aquecer um fluído. Este, uma vez aquecido, é utilizado para produzir vapor de água que vai accionar a turbina que, por sua vez, põe em movimento o alternador.

Vantagens:
A electricidade produz-se directamente a partir da radiação solar sem contaminação nem ruído, os sistemas fotovoltaicos podem operar a qualquer escala e em qualquer ambiente, a energia eléctrica pode ser gerada no local onde vai ser utilizada.
Desvantagens: O custo das células fotovoltaicas e o uso de produtos químicos tóxicos no seu fabrico são inconvenientes desta tecnologia.
Dado que Portugal possui uma elevada insolação anual - cerca de 3 mil horas de sol por ano - a energia solar activa (aproveitamento directo da energia solar através de painéis solares) constitui uma das energias renováveis alternativas economicamente mais competitivas. No que diz respeito à energia fotovoltaica, as aplicações encontram-se em habitações muito afastadas da rede de distribuição de electricidade, em passagens de nível ferroviárias e nas telecomunicações (retransmissores de televisão e nos telefones SOS das auto-estradas).

Etiquetas:



Anonymous Anónimo escreveu...
My spouse and I absolutely love your blog and find a lot of
your post's to be precisely what I'm looking for. can you offer guest writers to write content for yourself?
I wouldn't mind writing a post or elaborating on a lot of the subjects you write with regards to here. Again, awesome weblog!
Feel free to surf my blog post ... Instalación geotermia en Madrid
20 de dezembro de 2012 às 16:18