Diário de Aula #94 - Recursos Minerais
Postado por Pedro Mota.


Os recursos minerais são todos os bens mineralógicos existentes na crusta terrestre, passíveis de serem utilizados pelo Homem. Os recursos minerais podem ser agrupados, segundo as suas propriedades químicas, em recursos minerais metálicos e em recursos minerais não metálicos. Existem vários exemplos de recursos minerais metálicos: uns mais comuns como o zinco, o cobre, o alumínio, o ferro e o chumbo, e outros mais escassos como o ouro, a prata e a platina.
Na maior parte das zonas terrestre, qualquer elemento pode ser encontrado ligado a outros elementos em quantidades semelhantes às que são frequentemente na composição média da crosta. Daí surge o clarke que é a unidade de cálculo da abundância de um elemento na crosta terrestre. Expressa-se normalmente em partes por milhão, e podemos considerar um jazigo mineral como uma formação geológica em que a concentração de algum ou alguns dos elementos é superior ao clarke correspondente, sendo por isso susceptível de exploração economicamente rentável.

Na exploração de um jazigo mineral, chama-se minério ao material que é aproveitável e que tem interesse económico, e ganga ao material sem valor económico. Todo o material sem valor económico, ou seja, a ganga, é acumulado em escombreiras. Estas são depósitos superficiais junto ás explorações mineiras. As escombreiras causam:
- Elevada poluição visual;
- Maior risco de deslocamentos de terrenos;
- Poluição no solo e/ou ar, por poderem conter substâncias tóxicas.

Os recursos minerais não metálicos são muito abundantes na Natureza.
A sua utilização é tão ampla que são considerados bens de primeira necessidade. As areias, as argilas e as rochas (ex. granito, basalto, mármore e calcário) são exemplos de minerais não metálicos. São os materiais mais abundantes e normalmente não atingem preços muito elevados, com excepção das pedras preciosas. Portugal é um país relativamente rico em recursos minerais não metálicos, que são utilizados como matérias-primas, nomeadamente na construção e na ornamentação.


Etiquetas:



Anonymous Anónimo escreveu...
é muito ruim.
26 de abril de 2011 às 16:28  
Anonymous Anónimo escreveu...
é a coisa mais chata que eu ja vi
26 de abril de 2011 às 16:30  
Anonymous Anónimo escreveu...
Pois, Jesus não deu inteligência a todos !! :D
27 de abril de 2011 às 18:33  
Anonymous Anónimo escreveu...
muahahahahahahahahaahhahahahah
27 de abril de 2011 às 18:33  
Anonymous anonimo escreveu...
muito mau
25 de abril de 2012 às 19:49  
Anonymous Anónimo escreveu...
EXCELENTE FIQUEI COM UMA ERCÇÃO DURANTE 3 SEMANAS A FIO COM ESTE POST
3 de maio de 2012 às 10:29  
Blogger Unknown escreveu...
Tirei minhas dúvidas valeww
7 de abril de 2020 às 17:04