Obama anuncia corrida às "energias limpas"
Postado por Pedro Mota.

"Barack Obama, disse hoje, quarta-feira, que a fuga de petróleo no Golfo do México pode ter sido causada por erro humano ou negligência da BP. O presidente dos EUA declarou, ainda, que o país devia reverter os incentivos fiscais das empresas petrolíferas de modo a dar prioridade aos investimentos nas chamadas "energias limpas".

O presidente norte-americano apelou, também, ao Senado que apoiasse um decreto de revisão da política energética, aproveitando a catástrofe no Golfo do México para dinamizar as medidas de produção de energias renováveis.

"Posso ainda não ter votos suficientes, mas tenciono angariá-los nos próximos meses", disse Barack Obama, num discurso em Pittsburgh. "Vou promover as energias renováveis sempre que puder e vou colaborar com toda a gente, seja de que partido for, em prol desta causa. Mas vamos levar este projecto adiante".

Entretanto, a maré negra encontra-se em risco de chegar à Flórida nas próximas horas. De acordo com os últimos prognósticos da Agência Americana Oceanográfica e Atmosférica (NOAA), o petróleo, que já chegou ao Estado do Louisiana, encontra-se a cerca de 11 quilómetros da costa da Flórida. Um responsável local da NOAA estimou que o crude "deve chegar à costa do Estado nas próximas 72 horas".

Até ao momento, todas as tentativas do grupo BP para parar o derrame de petróleo foram infrutíferas. A fuga de combustível começou a 22 de Abril, com o naufrágio da plataforma Deep Horizon. Para tentar parar o vazamento, os engenheiros da empresa encontram-se, agora, a utilizar um "funil" para recuperar o petróleo directamente da fuga, a 1500 metros de profundidade, e armazená-lo numa embarcação à superfície.

De acordo com as estimativas da administração Obama, entre 72 e 113 milhões de litros de petróleo infestaram o oceano depois da catástrofe."

Parece que a situação catastrófica da fuga na plataforma da BP promoveu algumas medidas positivas. De facto, parece que toda esta situação veio alertar ainda mais os governos para a importância da utilização de energias amigas do ambiente.

Este é um importantíssimo passo para se tentar melhorar o meio ambiente, ou pelo menos não o poluir mais.

As energias limpas são uma forma de concepção de energia não poluente e de carácter renovável.